A Apf – Associação de Professores de Filosofia e a SPF – Sociedade Portuguesa de Filosofia – organizam o Encontro Nacional de Professores de Filosofia 2023, a decorrer por videoconferência, na plataforma Zoom, nos dias 14 e 21 de outubro, subordinado à questão O que pode ser a Filosofia no ensino secundário?.
Numa Primeira Parte, ,O ensejo, pretende-se confrontar o ensino na disciplina de Filosofia com o que dela se espera, com o que pode ser e com o que é o ensino e aprendizagem no ensino não superior em países como Bélgica, Espanha, França e Itália.
Na Segunda Parte, O desejo, quer-se refletir sobre a didática da filosofia em ação e as possibilidades para uma didática investigativa.
Para além das comunicações, este Encontro é constituído por três mesas-redondas que decorrerão sob a forma de diálogo entre os moderadores e os convidados, havendo também possibilidade de questionamento pelos participantes inscritos.
Haverá interpretação simultânea com intérprete profissional.
Este evento está acreditado para efeitos da carreira docente na modalidade de curso de formação, com a duração de 12h (9 horas síncronas e 3 horas assíncronas).
Veja indicações AQUI.
PROGRAMA
Dia 14 de outubro de 2023 | 4h30, sessão síncrona
Parte I – O ensejo
09h00 Palavra de boas-vindas
09h15 Abertura | Perspetivas sobre “O que pode a sociedade pretender do ensino da Filosofia no ensino secundário em Portugal?” por João Costa, Ministro da Educação
10h30 Intervalo
10h45 Mesa 1 | Como é o ensino da Filosofia no ensino não superior noutros países europeus?
Moderador: Alexandre Franco de Sá, FLUC
Almudena García Castrillo, Espanha
Massimo Mugnai, Itália
Hélène Caels, Bélgica
Em confirmação, França
12h45 | O que a escola deve pretender do ensino da Filosofia no ensino secundário em Portugal? por Maria Luísa Ribeiro Ferreira, FLUL
Dia 21 de outubro de 2023 | 4h30, sessão síncrona
Parte II – O desejo
09h00 | (Des)Encontros da Didática e do Desenvolvimento do Currículo no Ensino da Filosofia por Sandra Guimarães, UBI
10h00 Mesa 2 | A didática da Filosofia em ação I: pistas para uma possível didática de investigação
Como podemos organizar o trabalho em sala de aula cooperativamente? O diálogo socrático é possível na aula de Filosofia? Quais as condições para a sua implementação? Há uma relação entre o ensino da Filosofia e o desenvolvimento do pensamento crítico?
Moderadora: Isabel Bernardo
David Erlich, professor do ensino secundário
Luís Veríssimo, professor do ensino secundário
Teresa Morais, professor do ensino secundário
11h15 Intervalo
11h30 Mesa 3 | A didática da Filosofia em ação II: pistas para uma possível didática de investigação
Moderador: Aires Almeida
Alexandre Franco de Sá,FLUC
Domingos Faria, FLUP
José Domingues, UBI
Luís Bernardo, NOVA FCSH
13h00 | Balanço e prospetiva, por Pedro Pinto e Sara Felizardo, FLUP
Destinatários
Docentes
Alunos de licenciatura de Mestrado em Ensino